Miyamoto Musashi (宮本武蔵), também conhecido como Shinmen Takezō,Miyamoto Bennosuke ou pelo nome budista Niten Dōraku, foi um espadachim e ronin, por vezes identificado como o maior samurai da história do Japão, criador do estilo de luta com duas espadas chamado Niten Ichi Ryu (ou Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu) e escritor do tratado sobre artes-marciais conhecido como o Livro dos Cinco Anéis.
Musashi nasceu na aldeia de Miyamoto, província de Mimasaka, e se chamava "Shinmen Musashi No Kami Fujiwara No Genshin". De seu pai, Shinmen Munisai, também chamado Munisai Hirata, um "goushi" (pequeno fidalgo rural, algo entre um camponês e um samurai), teve as primeiras lições com a espada.
Com sete anos Musashi fugiu de casa por causa de uma reação raivosa de seu pai que ameaçou sua vida,ele então foi viver com seu tio Dorin.
Aos treze anos, travou seu primeiro duelo, vencendo o então famoso espadachim Arima Kihei.
Em 1643, ele se retirou em uma caverna conhecida como Reigandō, a oeste da cidade de Kumamoto. Como eremita escreveu então o seu tratado mais conhecido, o Livro dos Cinco Anéis, concluído em 1645.
Em 1645, no décimo segundo dia do quinto mês (data japonesa), sentindo a aproximação da morte, Musashi liberou-se de suas posses materiais após entregar a cópia manuscrita do Livro dos Cinco Anéis a seu discípulo mais próximo, o irmão mais novo de Terao Magonojô. Nesse mesmo dia, Musashi escreveu o manuscrito Dokkōdō, o Caminho do Andarilho Solitário, em que descreve 21 princípios de vida. Ele faleceu em Kumamoto por volta do dia dezenove do quinto mês, segundo o calendário japonês da época.
O criador de mangás Takehiko Inoue iniciou em 1998 a publicação do mangá Vagabond, que já reúne mais de 37 volumes no Japão.
Sua criação provou ser mais do que uma versão para os quadrinhos do livro de Eiji Yoshikawa. é uma elaborada e bem pesquisada releitura da vida de Musashi, usando como base o romance de Eiji Yoshikawa, mas não se prendendo a ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário